sexta-feira, 23 de julho de 2010

Luiz Alberto de Oliveira fala sobre a próxima palestra da Escola: "Filosofia natural do espaço e o tempo"

Na próxima segunda (26 de julho), o pesquisador do CBPF, Luiz Alberto Oliveira, fala sobre o significado do tempo na cultura ocidental. Com a palestra "Filosofia Natural do Espaço e o Tempo", ele pretende mostrar que as noções de espaço e tempo que utilizamos são sofisticadas construções históricas e cumulativas que resultam de uma série de inovações e mudanças no campo das ideias e das técnicas. A proposta da palestra é estimular uma reflexão, pela ótica da física, sobre o significado desse conceito para o conhecimento da Natureza e de outros campos da cultura.

Luiz Alberto de Oliveira, que faz parte ainda da equipe de curadoria do Museu do Amanhã, fala também sobre  a concepção inovadora desse projeto, que, diferente dos museus de ciências tradicionais, com coleções de artefatos que registram o passado, ou dos centros de ciências, que demonstram os fatos através de experimentos, é a de um museu de possibilidades: “uma espécie de portal do tempo em que o visitante conecte o hoje, onde as ações são realizadas, isto é, o domínio das causas, com os possíveis cenários do amanhã”.

Previsto para ser inaugurado em 2012, durante a Terceira Cúpula da Terra (Rio+20) - encontro dos líderes mundiais para avaliar o engajamento com  o desenvolvimento sustentável do planeta - o Museu do Amanhã, uma iniciativa da Prefeitura do Rio, tem projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e será instalado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde hoje funcionam os Armazéns 5 e 6 do Pier Mauá.

O encontro com o físico Luiz Alberto Oliveira acontece dia 26, às 18h30, na sede do CBPF (Rua Dr. Xavier Sigaud, 150 – Urca, próximo ao Shopping Rio Sul), e a entrada é aberta ao público.

Confira agora o vídeo do professor Luiz Alberto de Oliveira:

Um comentário:

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));