O que é a Escola?


Em  julho o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT) dá  início a um dos mais importantes eventos do país voltado para o ensino da física – a ESCOLA DO CBPF – este ano, na sua oitava edição.

O objetivo principal da ESCOLA DO CBPF é contribuir para a difusão do conhecimento científico e para o aperfeiçoamento da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação em Física, Astronomia, Engenharia, Química, Matemática, Computação e áreas correlatas, provenientes de todas as regiões do Brasil e também de países latino-americanos.

Além da programação principal, oferecida de 19 a 30 de julho, a VIII ESCOLA DO CBPF anuncia outras novidades. Uma delas é a entrega do "Prêmio CBPF de Física", que foi criado recentemente para prestigiar a excelência de trabalho científico desenvolvido no país e será oferecido a cada dois anos, passando a fazer parte do calendário do evento.

Três outros eventos importantes participam da programação da VIII ESCOLA DO CBPF, ampliando o seu âmbito de ação.

De 12 a 23 de julho, o CBPF lança o programa de formação continuada em física voltado para professores de ensino médio e estudantes do último ano de Licenciatura em Física (PROFCEM).

De 2 a 4 de agosto, o I Encontro Nacional de Pós-graduandos em Física – ENAF promove, no CBPF, o intercâmbio de idéias e a troca de experiências entre estudantes de física de todo o país.

Finalmente, de 9 a 13 de agosto, o CBPF e a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizam em Belém uma edição especial da ESCOLA, dedicada especialmente a nanociência e nanotecnologia.


Na programação principal da ESCOLA estão sendo oferecidos cursos para professores e estudantes de graduação e pós-graduação, todos em temas consagrados ou em tópicos de fronteira no cenário contemporâneo da física, além de palestras para o público em geral, voltadas para os diversos aspectos das ciências físicas e de seus impactos na sociedade.

Bem-vindos à VIII Escola do CBPF!

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));