terça-feira, 27 de julho de 2010

Por dentro do LHC

O grande acelerador de partículas LHC, que entrou em funcionamento no final do ano passado, tem sido um dos assuntos que mais recebe atenção da mídia - não só a especializada - pela curiosidade que desperta também entre leigos, para os fenômenos físicos que só podem ser produzidos em altíssima escala de energia.

No rastro desse interesse, publicamos aqui, no dia 21 de julho, o texto do professor Francisco Caruso, que falou sobre como esse experimento – que é considerado o maior empreendimento científico e tecnológico da atualidade – pôde mobilizar o trabalho de tantos colaboradores  - são mais de 37 países e uma numerosa equipe de especialistas liderados pelo CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares) – envolvidos na missão de fazer avançar o conhecimento científico.

No post de hoje, retomamos o assunto com a entrevista do pesquisador André Massaferri, da Coordenação de Física Experimental de Altas Energias do CBPF, ao doutorando Eduardo Zambrano, que quer saber sobre a compatibilidade entre o trabalho teórico e os resultados do experimento LHC. Assista à entrevista, que conta com imagens feitas por André Massaferri em uma de suas muitas visitas de colaboração ao CERN.

Um comentário:

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));