quarta-feira, 21 de julho de 2010

Mestrado Profissional do CBPF tem inscrições abertas até 6 de agosto

Programa, que é pioneiro na área, completa dez anos

Com inscrições abertas desde o início de julho, o Mestrado Profissional em Física com ênfase em Instrumentação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)  está recebendo até 6 de agosto candidatos ao exame de admissão para o próximo semestre de 2010.

O programa, que completa 10 anos e é pioneiro na área de instrumentação científica, foi criado para suprir uma lacuna na oferta de mão-de-obra requerida pelos grandes centros de pesquisa: “um profissional capaz de aplicar métodos de pesquisa e desenvolver equipamentos inovadores ou modificar, de alguma forma, a infraestrutura já existente”, afirma Geraldo Cernicchiaro, coordenador do Mestrado Profissional.

Segundo Cernicchiaro, a proposta do programa é utilizar a infraestrutura do CBPF – que dispõe, entre vários outros, de laboratórios de pesquisa em instrumentação e medidas, altas energias e sistemas de detecção, além de serviços de criogenia, magnetometria e eletrônica e computação – para desenvolver instrumentação de qualidade tanto para a pesquisa em física quanto para a indústria, sempre com foco na inovação. O mestrado, ressalta ele,  “não está necessariamente ligado à área acadêmica. Vários alunos que passaram por aqui estão no mercado, trabalhando em empresas como a Petrobras, ou em institutos de pesquisa no exterior, como o CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), na Suíça, ou no Instituto Nacional de Física Nuclear, em Roma”.

Desde 2000, o Mestrado Profissional do CBPF, hoje com 17 alunos matriculados, soma 22 dissertações defendidas – com ênfase em desenvolvimento de sistemas e instrumentos de medição, automação, aperfeiçoamento de técnicas experimentais com foco em inovação - e várias patentes depositadas: “produzimos um detector para identificar a fuga de hélio na tubulação do sistema de reaproveitamento desse gás no CBPF, cujas características não têm similares no mercado”, acrescenta o coordenador do programa.

O Mestrado Profissional do CBPF tem duração de dois anos, corpo docente altamente qualificado (com 24 doutores)  e é dirigido a físicos, químicos, engenheiros e demais profissionais de exatas. O próximo exame de seleção ocorre no dia 9 de agosto, e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Mais informações e formulário de inscrição estão disponíveis neste link. Para saber mais sobre instrumentação científica e sobre o Mestrado Profissional do CBPF, assista a seguir ao vídeo do coordenador do programa.




Na VIII Escola do CBPF: Fundamentos para Eletrônica de Sistemas de Medidas
 
Durante a VIII Escola do CBPF, o professor Geraldo Cernicchiaro ministra o curso Fundamentos para Eletrônica de Sistemas de Medidas (G18), voltado para estudantes de graduação. O objetivo do curso é  apresentar fundamentos físicos para se entender a eletrônica, e  as bases de tecnologia moderna, a partir de elementos funcionais como amplificação, modulação, transmissão, demodulação e processamento de sinais elétricos, focando principalmente aplicações em laboratórios de física experimental. Confira a ementa no site da Escola.

Um comentário:

  1. Parabéns, Geraldo! Lembro-me das muitas reações contrárias, dez anos atrás, mas acredito que na realidade atual do país este tipo de Mestrado seja muito mais impactante e relevante do que aquele tradicional, que me parece com os dias contados. Gostaria de ver também outros Mestrados profissionalizantes na área de Ensino da Física, a exemplo do que faz a UFRGS. Abraço,
    Caruso

    ResponderExcluir

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));