quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ivan Oliveira fala sobre a pós-graduação no CBPF

"Nos cursos de Pós-Graduação em física no Brasil, existe uma grande preocupação com que o aluno tenha uma formação básica bastante sólida. Isso se reflete através de exigências da CAPES, por exemplo, de que disciplinas como Mecânica Quântica, Eletromagnetismo, Mecânica Estatística, sejam obrigatórias. Mas, por outro lado, os estudantes devem possuir também uma formação na área em que atuam. Qual deve ser o papel de instituições de peso como o CBPF, que participam da criação destas normas, em conciliar estas duas preocupações, ou seja, garantir uma formação básica sólida, mas tomando o cuidado para que as pós-graduações não fiquem obsoletas, oferecendo cursos repetitivos, enciclopédicos?"

Essa foi uma das questões levantadas pelo pós-graduando Jefferson Morais, doutorando do CBPF, em entrevista com o pesquisador Ivan Oliveira, da Coordenação de Formação Científica (CFC). Confira a entrevista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));