quarta-feira, 7 de julho de 2010

Depoimento exclusivo do vencedor do Prêmio CBPF de Física!

Uma das novidades da VIII Escola do CBPF é a entrega do Prêmio CBPF de Física, que irá acontecer durante a cerimônia de abertura da Escola - dia 19 de julho, às 16h. O vencedor, anunciado em maio deste ano, é o físico Vanderlei Bagnato, professor titular da Universidade de São Paulo (USP). Ele foi escolhido pela Comissão Julgadora do Prêmio pelo trabalho em que demonstrou pela primeira vez o fenômeno de turbulência em um condensado Bose-Einstein e revelou as condições em que tal turbulência pode ser controlada.

O Prêmio CBPF de Física foi lançado no final de 2009, com o objetivo de reconhecer e valorizar a excelência de contribuições pontuais desenvolvidas no Brasil, na área de Física. Patrocinada pela empresa Lasertools Tecnologia Ltda., o ganhador será contemplado com medalha, diploma e a quantia de 20 mil reais. Segundo a Comissão Julgadora do Prêmio, a seleção levou em conta a técnica elegante e eficiente utilizada por Bagnato e sua equipe na demonstração do fenômeno, frisando que o "trabalho apresenta claramente as características indicativas de uma contribuição científica seminal para investigações futuras de fluidos quânticos".

Além do Prêmio, Vanderlei Bagnato conta em seu currículo com algumas centenas de artigos publicados em periódicos especializados e inúmeras colaborações científicas na área de Física Atômica, tendo sido eleito membro da Academy of Sciences for the Developing World no ano passado.

O blog da VIII Escola do CBPF não poderia deixar passar a oportunidade de abrir espaço para o professor Vanderlei Bagnato! Pedimos a ele que contasse especialmente para o blog sobre o trabalho premiado e sobre a importância do Prêmio CBPF de Física. Confira:


4 comentários:

  1. Vídeo muito interessante! Parabéns , e que continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Legal, o CBPF escolheu um bom momento para a entrega do premio. Parabens ao professor Bagnato! Só acho q deveria ter dito o nome da empresa. Sei q tem escrito mais acima, Lasertools Tecnologia Ltda, mas é sempre bom valorizar quem nos valoriza.

    ResponderExcluir
  3. Vanderlei parabéns pelo prêmio e depoimento. Realmente, o CBPF, a empresa tecnológica e os estudantes em início de carreira, todos participando deste momento, mostram que a física brasileira está, como sempre, contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.

    ResponderExcluir
  4. O Vanderlei Bagnato está de parabéns! Muito boa esta iniciativa do CBPF. A escolha do premiado foi excelente!

    ResponderExcluir

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));