terça-feira, 31 de agosto de 2010

Magnetorrecepção em insetos sociais

Minúsculas partículas magnéticas presentes em certas espécies de insetos podem funcionar como sensores para detecção do campo magnético da Terra e orientar o seu deslocamento. Essa é a hipótese de trabalho das biofísicas Darci Motta Esquivel e Eliane Wajnberg, pesquisadoras do CBPF, que estudam os chamados insetos sociais: formigas, abelhas, cupins e vespas.

Orientado pelas pesquisadoras, um estudo concluído há pouco mais de um ano com formigas migratórias da espécie Pachycondyla marginata revelou que esses insetos carregam um possível magnetorreceptor em sua antena  - que são os materiais magnéticos aí presentes que podem ser utilizados na orientação desses animais, como por exemplo durante a migração orientada de 13 graus em relação ao eixo geomagnético norte-sul .

A magnetorreceptação em insetos sociais é o tema do depoimento das pesquisadoras Darci e Eliane, que falam sobre seu campo de pesquisa e sobre a importância e potenciais aplicações desse fenômeno. Confira!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));