segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROFCEM e a formação de professores em Física

Já há algum tempo a formação e o aperfeiçoamento de professores de física que atuam no ensino médio têm sido uma preocupação de muitos pesquisadores e professores do CBPF. A atualização constante daqueles profissionais, principalmente com relação aos conteúdos da física moderna – um ponto ainda deficiente na formação para Licenciatura em Física –, tornou-se uma exigência da vida contemporânea.     

A física moderna revolucionou o conhecimento científico e alterou drasticamente a compreensão de conceitos-chave para o entendimento das relações no universo, como tempo e espaço. Graças aos princípios e aplicações da mecânica quântica, da relatividade geral e espacial e de inúmeras tecnologias - como as que permitem o uso do GPS, do laser, do transistor e da tomografia - foram desenvolvidas e fazem parte do nosso cotidiano.     
Apesar disso, as bases da física moderna e o seu papel na compreensão dos fenômenos naturais e das aplicações tecnológicas não são, ainda hoje, parte regular do programa de Física no Ensino Médio. Essa é a avaliação do professor Sebastião Alves Dias, pesquisador do CBPF e coordenador do Programa de Formação Continuada em Física de Professores de Nível Médio (PROFCEM), que vai ser lançado este ano, durante a VIII Escola.          

Para ele, além da falta de um programa de atualização permanente dos professores de física, esse quadro se deve à carência crônica desses profissionais nas escolas. Diante dessa dura realidade educacional – que indica uma demanda de cerca de 70 mil professores -, educadores de outras áreas, e portanto sem formação específica, são freqüentemente chamados a exercer essa função.     

Nesta primeira edição, o PROFCEM vai selecionar 24 candidatos ao Programa, para aulas teóricas e experimentais, num total de 60 horas de curso. Assista agora ao vídeo em que o professor Sebastião Alves Dias conta para o blog da Escola sobre os preparativos para o PROFCEM. Até a próxima!  
 

Um comentário:

  1. Caro Tião,

    parabéns pela iniciativa! A escolha dos temas foi muito feliz. Desejo sucesso ao envento! Aquele abraço, Caruso

    ResponderExcluir

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));