segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bem-vindo!

Você, que acaba de chegar ao blog da VIII Escola do CBPF, pode ter certeza: nossa idéia é recebê-lo aqui como esperamos recebê-lo em julho, no CBPF. A partir de hoje, sinta-se instalado em nossas salas de aula, laboratórios, auditórios e jardins - nós temos belos jardins! -, acompanhando a preparação da Escola e desde já tomando contato com os pesquisadores e alunos que circulam por aqui, com as pesquisas que desenvolvemos em áreas tradicionais ou em novos campos de estudo e com os diversos programas e atividades realizados no CBPF.

A programação desta Escola é intensa e prometemos acompanhar tudo aqui no blog! Logo depois da Copa, teremos no CBPF o primeiro grupo de professores do PROFCEM (Programa de Formação Continuada de Professores do Ensino Médio em Física), que será lançado no dia 12 de julho e, nesta primeira etapa, que prossegue até o dia 23 de julho, irá beneficiar 24 professores do ensino médio com 60 horas-aula de capacitação e atualização de conteúdos em Física Moderna.

A abertura oficial da VIII Escola do CBPF acontece no dia 19 de julho, data também da cerimônia de entrega do Prêmio CBPF de Física, que será concedido este ano pela primeira vez! Os cursos para alunos de graduação e pós-graduação, assim como palestras para o público em geral fazem parte da programação, que segue até o dia 30 de julho. Alunos de pós-graduação em Física poderão estender sua estada no CBPF para participar do ENAF (Encontro Nacional de Estudantes de Pós-graduação em Física), que acontece no período de 2 a 4 de agosto, e debater as recentes perspectivas do campo. No dia 9 de agosto a VIII Escola do CBPF segue para a Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, onde vai promover, em convênio com a Universidade, uma edição especial focada em Nanociência e Nanotecnologia. Estaremos lá até o dia 13 de agosto.

Além de tê-lo na Escola do CBPF, seja como professor de Física, como estudante, ou ainda como interessado no universo de possibilidades e expectativas abertas por esse campo do conhecimento, nosso objetivo é que você se divirta com a Física e possa dividir essa experiência com seus alunos e colegas. Por ora, ficamos por aqui, deixando o simpático e estimulante convite feito pelo pesquisador e vice-diretor do CBPF, Ronald Cintra Shellard, para que você venha conhecer a Escola e o CBPF. Esperamos vê-lo aqui mais vezes e também pelos seus comentários, que vão nos ajudar muito. Até já!!!


Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, ficou ótimo. Sou aluno de engenharia elétrica da Unesa e pretendo fazer o mestrado em instrumentação científica no CBPF. Já me inscrevi em 2 cursos para graduação e só não me inscrevi em mais pelo conflito de horários.
    Estou ancioso e mal posso esperar pelo início da VIII Escola do CBPF.
    Parabéns a todos do CBPF.

    ResponderExcluir

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));