sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tudo que é doce...

Há quase dois meses, começava a VIII Escola do CBPF. Estudantes de física, vindos de várias regiões do Brasil, chegavam ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas para os diversos cursos e palestras realizados durante o evento. Muito antes disso, nós da organização da Escola já nos preparávamos para receber nossos aguardados visitantes. Além de toda a preocupação com a estruturação dos cursos e com a recepção dos estudantes, também pensamos em criar um vínculo entre o participante da Escola e o CBPF, para que ele chegasse aqui e se sentisse em casa.

Tivemos então uma ideia: por que não criar um blog? Assim, no dia 3 de maio de 2010 lançamos o blog da VIII Escola do CBPF! Aqui, descobrimos que a física é pop, publicamos artigos de opinião, notas de aulas, fotos, informações adicionais sobre a Escola e sobre os eventos satélites, além de depoimentos em vídeo de professores da casa e entrevistas realizadas pelos próprios estudantes de pós-graduação, apresentando as diversas áreas de pesquisa da instituição. Ah, não podemos nos esquecer do nosso vídeo mais visualizado: a apresentação da banda Queda Livre, formada pelos pesquisadores popstars do CBPF! Tudo para que tanto quem participou da Escola como quem "chegou" ao CBPF através do blog pudesse conhecer um pouco mais do que fazemos aqui.

Foi surpreendente a participação de vocês! Antes do início da Escola, tivemos mais de 10 mil visitas! Comemoramos cada comentário em nossos posts e vídeos e a ajuda de muitos leitores na divulgação do blog da Escola através do twitter, e-mail, no boca a boca...

No entanto, encerrada a VIII Escola do CBPF, teremos também um recesso na produção do blog, que havia sido criado especialmente para esse evento. Pretendemos reformular nosso espaço, estabelecer uma nova abordagem e, em breve, voltar com todo o gás e muitas novidades. Agradecemos imensamente a cada um de nossos leitores! Para nossa despedida, apresentamos dois vídeos especialíssimos: o primeiro com depoimentos dos participantes, contando o que eles acharam da Escola do CBPF e o segundo, uma brincadeira bem-humorada do estudante Igor Bellucio, que aproveitou a variedade de sotaques dos participantes da Escola para fazer uma pergunta: "A equação de Schroedinger é...". 

Divirtam-se!

O que você achou da VIII Escola do CBPF?





A equação de Schroedinger é...

4 comentários:

  1. "A equação de Scroedinger é a peixeira amolada..." Me rachei de rir!!

    ResponderExcluir
  2. A semana foi 10, muito show. Foi a minha primeira participação e não quero deixar de participar de nenhuma outra.

    ResponderExcluir
  3. Ter participado desta Escola e conhecido um pouco mais do belo trabalho realizado no CBPF foi sensacional. Parabéns pelo evento, pela iniciativa inovadora do blog e obrigada pela oportunidade de ter estado aí, discutindo divulgação de ciência através de novas mídias, um tema tão caro para mim.

    Abração,

    Fernanda

    ResponderExcluir

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));