terça-feira, 17 de agosto de 2010

UFPA debate Nanociência e Nanotecnologia

Na última sexta-feira (13) a VIII Escola do CBPF encerrou suas atividades com a mesa-redonda Nanociência e Nanotecnologia, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Esse evento – o último da Escola – reuniu os professores Ângela Burlamaqui (UFPA), mediadora da mesa, André Pinto e Alexandre Mello (CBPF), que explanaram sobre diversos aspectos do tema.


Na mesa-redonda, André Pinto apresentou o projeto do Laboratório de Nanotecnologia do CBPF (LABNANO), que deve entrar em operação ainda este ano. O novo laboratório, lembra André, deve atender especialmente a grupos de pesquisa atuantes na região Sudeste do país, mas também aos futuros desenvolvimentos em pesquisa já esperados da colaboração do CBPF com a Universidade do Pará. Ainda tendo como foco a colaboração entre as duas instituições, Alexandre Mello apresentou as perspectivas de aplicações e desenvolvimento de pesquisa em diversos campos do conhecimento e setores tecnológicos baseados na escala nano. Potenciais impactos ambientais da nanotecnologia, aplicações da nanotecnologia na Amazônia e políticas de desenvolvimento social esperadas nesse campo estiveram também entre os assuntos discutidos na mesa-redonda.

A edição especial da VIII Escola do CBPF em Belém teve mais de 600 inscritos, que se dividiram entre os cursos de microscopia eletrônica, nanolitografia, materiais nanoestruturados e microscopia de varredura de ponta e eletrodeposição, além de palestras de divulgação científica, ministrados pelos professores do CBPF.

*********

O Blog da VIII Escola do CBPF continua em atividade. Confira os próximos vídeos: João dos Anjos, Mario Novello e Constantino Tsallis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));