O CBPF


O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, fica localizado na Urca, um dos mais charmosos bairros do Rio de Janeiro, e próximo ao Pão de Açúcar. Foi fundado em 1949 por Cesar Lattes, José Leite Lopes e Jayme Tiomno, um grupo de eminentes físicos brasileiros. Desde então, destacou-se ao longo de sua história pela formação de núcleos e lideranças de pesquisa em Física, no Brasil e na América Latina, e conquistou lugar de relevância na comunidade científica nacional pela sua atuação como instituto de pesquisas dedicado à Física, suas aplicações e tecnologias derivadas.

Em suas passagens pelo CBPF, Guido Beck, Chen Ning Yang (Nobel 1957), Richard Feynman (Nobel 1965), Rudolf Ernst Peierls, Eugéne Lifchitz, Hans Albrecht Bethe (Nobel 1967), Robert Oppenheimer, Leon Rosenfeld, Leon Lederman (Nobel 1988), entre muitos cientistas reconhecidos e laureados, deixaram relevantes contribuições para o instituto.

Atualmente, o CBPF estrutura suas atividades de pesquisa em física experimental, teórica e aplicada, voltando-se para diferentes objetos de estudo, tais como sistemas de altas energias, cosmologia, relatividade e astrofísica, materiais avançados, nanotecnologia, biofísica e biomateriais, entre outros.  Com comprovada excelência nessas linhas de atuação, o Centro dispõe de uma vigorosa infraestrutura laboratorial, ampliada recentemente com a instalação de um laboratório multiusuário em nanociência e nanotecnologia, o primeiro do país a disponibilizar um sistema de nanofabricação via litografia por feixe de elétrons aberto a pesquisadores de outras instituições.


O CBPF mantém ainda importantes colaborações e integra redes científicas nacionais e internacionais comprometidas com projetos científicos de grande porte. Por sua atuação, foi escolhido pela The Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) como um dos centros de excelência do hemisfério sul.

A formação em pesquisa e a disseminação do conhecimento científico, tradicionais competências do CBPF, são impulsionadas pelo programa de pós-graduação acadêmica - um dos mais conceituados no país - pela realização contínua de eventos científicos e pelos muitos projetos de divulgação científica com os quais o CBPF está envolvido.

Com uma frente de atuação voltada para o setor tecnológico, o CBPF tem investido esforços na consolidação do programa de Mestrado Profissional em Física com ênfase em Instrumentação Científica, cuja meta específica é preparar mão de obra qualificada para identificar soluções tecnológicas em vários setores. Além disso, criou e tem estimulado o fortalecimento de um núcleo de inovação tecnológica comprometido com o rastreamento de tecnologias com alto potencial de inovação.
var gaJsHost = (("https:" == document.location.protocol) ? "https://ssl." : "http://www."); document.write(unescape("%3Cscript src='" + gaJsHost + "google-analytics.com/ga.js' type='text/javascript'%3E%3C/script%3E"));